
👉🏻 Os cálculos renais são massas sólidas formadas por minerais e sais ácidos que se aglutinam na concentração da urina. A passagem pelo trato urinário pode ser dolorosa, mas eles geralmente não causam danos permanentes.
👉🏻 O sintoma mais comum é uma dor intensa, normalmente no lado do abdômen, frequentemente associada a náuseas.
👉🏻 O tratamento inclui analgésicos e ingestão de muita água para ajudar a expelir a pedra. Procedimentos médicos podem ser necessários para remover ou quebrar as pedras maiores.
🔵 Quais as causas do cálculo renal?
👉🏻 Entre as causas de pedra nos rins, é importante destacar:
🔹Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
🔹Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
🔹Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
🔹Alterações anatômicas;
🔹Obstrução das vias urinárias.
🔵 Como é a dor do cálculo renal?
👉🏻 Quando o cálculo renal se desloca para a bexiga ou pelo canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se deslocar para as partes mais baixas do abdômen. Em alguns casos, os homens também sofrem um desconforto nos testículos e as mulheres, nos grandes lábios.
🔵 Quanto tempo dura uma crise renal?
👉🏻 A cólica renal costuma ter três fases: A dor inicia-se subitamente e atinge seu pico de intensidade em mais ou menos 1 ou 2 horas. Após atingir seu ápice, a dor da cólica renal permanece assim por mais 1 a 4 horas, em média, deixando o paciente “enlouquecido” de dor.
📢 Lembrando sempre que, qualquer Diagnóstico e Tratamento adequado só um especialista pode dar, procure atendimento médico e não se medique, pois pode piorar a situação.
0 Comentários