Coqueluche

👉🏻 É uma doença do trato respiratório altamente contagiosa, que ocorre principalmente em crianças e adolescentes, causada por bactérias Gram-negativas Bordetella pertussis, de fácil prevenção por meio de vacina.

👉🏻 A coqueluche é especialmente perigosa para bebês.
Além de uma tosse que parece um “grito”, os sintomas incluem coriza, congestão nasal e espirros.
O tratamento inclui antibióticos administrados por um médico.

🔵 COMO É A PROPAGAÇÃO

🔹Por gotículas respiratórias no ar (tosse ou espirro).
🔹Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).

👉🏻 Clinicamente, manifesta-se ao longo de três estádios, após um período de incubação que varia de 7 a 10 dias:

🔹FASE CATARRAL: de 7 a 14 dias, com manifestações em vias aéreas superiores, com tosse, coriza e lacrimejamento, mimetizando um resfriado comum;
🔹FASE PAROXÍSTICA: caracterizada por acessos de tosse seguidos de guinchos com expectoração de muco claro, viscoso e espesso, seguidos de vômitos. Dura geralmente de 4 a 6 semanas;
🔹FASE DE CONVALESCENÇA: desaparecimento dos guinchos com persistência da tosse por até 3 semanas.

🔵 DIAGNÓSTICO LABORATORIAL

👉🏻 O diagnóstico é eminentemente clínico, uma vez que a bactéria apresenta dificuldades laboratoriais para ser isolada, necessitando de meios específicos e imediata inoculação no meio após a coleta. Além disso, não está presente no sangue, portanto a hemocultura é quase sempre negativa.

👉🏻 O diagnóstico baseia-se na suspeita clínica de surtos de tosse paroxística seguida de guinchos e vômitos, associada à presença de leucocitose (acima de 20.000 céls./mm3), com linfocitose.

👉🏻 Lembrar que em crianças pequenas, em especial no primeiro ano de vida, o quadro clínico é mais grave, porém mais inespecífico e os guinchos podem não estar presentes. A apnéia e a cianose são comuns nesta faixa etária e complicações neurológicas como crises convulsivas podem ocorrer.

📢 Qualquer diagnóstico e tratamento adequado só um especialista pode dar, procure atendimento médico.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *