
👉🏻 As dores de crescimento são dores que normalmente se manifestam nas pernas (coxas, panturrilhas ou atrás dos joelhos) de crianças durante a noite. A dor pode surgir em todo o período de crescimento, até os 18 anos de idade, mas é mais comum nas crianças em idade escolar, principalmente na faixa entre 5 e 10 anos. Elas não têm uma causa conhecida pelos médicos e, apesar do nome, não têm relação com o crescimento em si. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o termo foi adotado para diferenciar esse sintoma de doenças que causam dores semelhantes em crianças.
Nos dias agitados, quando a criança pratica atividades físicas ou brinca por muito tempo, a dor pode aparecer na hora de dormir. Com menor frequência a dor vem no meio da noite e pode até fazer a criança acordar por conta do incômodo. A condição afeta cerca de 10% a 20% das crianças.
Para amenizar o problema, segundo o pediatra, recomenda-se um tratamento de acolhimento por parte dos pais: dar atenção, ficar junto do filho e fazer uma massagem na região são as principais ações para aliviar a dor, que costuma passar em alguns minutos ou horas.
E se as dores forem persistentes e mais fortes, leve seu filho ao pediatra.
0 Comentários