
👉🏻 É uma doença neurológica, crônica, progressiva e autoimune. Isso significa que as células de defesa do nosso corpo atacam nosso próprio sistema nervoso – como se ele não pertencesse ao nosso organismo, causando lesões no cérebro e na medula.
👉🏻 Na esclerose múltipla, as lesões nos nervos causam distúrbios na comunicação entre o cérebro e o corpo.
👉🏻 A esclerose múltipla causa muitos sintomas diferentes, entre eles perda da visão, dor, fadiga e comprometimento da coordenação motora. Os sintomas, sua gravidade e duração variam conforme a pessoa. Alguns indivíduos podem não apresentar sintomas por quase toda a vida, enquanto outros têm sintomas crônicos graves que nunca desaparecem.
👉🏻 Fisioterapia e medicamentos que suprimem o sistema imunológico podem ajudar a combater os sintomas e retardar a progressão da doença.
🔵 Qual o exame para detectar esclerose múltipla?
👉🏻 A ressonância magnética (RM) é um dos exames prioritários para o diagnóstico da esclerose múltipla. Atualmente, já é possível concluir o diagnóstico da principal forma de esclerose múltipla, a EMRR, ao ser identificadas lesões no cérebro e na medula com a ressonância magnética a partir de um único surto.
📢 Lembrando que, qualquer diagnóstico e tratamento adequado só um especialista pode dar, não se auto medique, procure atendimento médico.
0 Comentários