
👉🏻 Curvatura lateral da coluna vertebral.
A escoliose ocorre mais frequentemente durante o pico de crescimento pouco antes da puberdade.
👉🏻 A maioria dos casos é leve, com poucos sintomas. Algumas crianças desenvolvem deformidades na coluna vertebral que se tornam mais graves à medida que elas crescem.
👉🏻 A escoliose grave pode ser dolorosa e incapacitante.
👉🏻 Geralmente não é preciso fazer nenhum tipo de tratamento, mas cirurgia e uso de coletes podem ser necessários em casos mais graves.
🔵 Qual é a causa da escoliose?
👉🏻 A escoliose pode ser congênita, causada pela má formação das cartilagens de crescimento das vértebras ou pela fusão das costelas (arcos costais) durante a gestação ou nos recém-nascidos. Pode também ser causada por distúrbios neuromusculares, como as distrofias musculares e a paralisia cerebral.
🔵 Como é a dor da escoliose?
👉🏻 A dor nas costas (lombalgia) é um dos sintomas mais relacionados à escoliose degenerativa. A curvatura da coluna causa desconforto constante por ter alterado toda a anatomia das articulações e dos músculos.
🔵 Quais os sintomas da escoliose na coluna?
👉🏻 Além da curvatura da coluna, outros sinais e sintomas que podem surgir nos casos de escoliose lombar são:
🔹Dor nas costas, principalmente na parte final da coluna;
🔹Inclinação do quadril;
🔹Rigidez da coluna;
🔹Pernas com comprimento diferente.
🔵 O diagnóstico da escoliose lombar pode ser feito pelo médico ou fisioterapeuta ao observar a postura da pessoa e é comprovado pelo exame de raio X, onde podem ser analisados o grau de Risser, a diferença de altura entre as pernas, o grau de inclinação lateral e a vértebra mais rodada.
📢 Lembrando que, qualquer diagnóstico e tratamento adequado só um especialista pode dar, não se medique, procure ajuda de um profissional.
0 Comentários