
👉🏻 Infecção viral transmitida por uma espécie particular de mosquito.
A febre amarela é transmitida por uma espécie de mosquito comum em áreas da África e da América do Sul. A vacinação é recomendada antes da viagem para determinadas áreas.
Os casos leves causam febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos. Os casos graves podem causar doenças cardíacas, hepáticas e renais fatais.
Não existe um tratamento específico para a doença. Os esforços se concentram no controle dos sintomas e na limitação das complicações.
🔵 Qual o mosquito que transmite a febre amarela?
👉🏻 No ciclo silvestre, em áreas florestais, o vetor da febre amarela é principalmente o mosquito Haemagogus. Já no meio urbano, a transmissão se dá através do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue).
🔵 O que pode ser feito para eliminar o mosquito que transmite a febre amarela?
🔹Como prevenir
👉🏻 A única forma de prevenção é acabar com o mosquito, mantendo o domicílio sempre limpo, eliminando os possíveis criadouros.
🔵 Como o vírus da febre amarela age no organismo?
👉🏻 Todas as células onde acontece a replicação do vírus são destruídas. O indivíduo apresenta de início febre, pulso rápido, inchaço no rosto, vômito, dores musculares. Mais tarde verifica-se a icterícia, vômitos com sangue enegrecido e até mesmo convulsões, delírios, aos quais se segue a morte.
🔵 Quanto tempo dura a vacina contra febre amarela?
👉🏻 Segundo o Ministério da Saúde, estudos mostram que a proteção da dose menor é válida por pelo menos oito anos, mas ainda não existe acompanhamento para prazos maiores.
📢 Lembrando que a prevenção é o melhor remédio, mantenha atualizada a sua caderneta de vacinas, e deixe sempre seu quintal limpo para que o mosquito não se multiplique
0 Comentários