Intolerância Alimentar e Intoxicação Alimentar

🔵 Intolerância alimentar

É uma reação adversa do corpo, em muitos casos retardada, a um alimento, bebida, aditivo alimentar ou qualquer composto encontrado em alimentos que produza sintomas em um ou mais órgãos ou sistemas do corpo. Geralmente refere-se a todas as reações adversas que não sejam alergias alimentares. Em muitos casos, usa-se o termo hipersensibilidade alimentar para denominar o conjunto das intolerâncias e alergias alimentares.

✔️ Principais sintomas da intolerância são:⠀

👉🏻Dor abdominal;
👉🏻Gases;⠀
👉🏻Diarreia ou prisão de ventre;⠀
👉🏻Enjoo e vômito;⠀
👉🏻Dor de cabeça.

🔵 Intoxicação alimentar

Geralmente é o resultado de uma reação à comida ou à água contaminadas durante o preparo, manipulação ou armazenamento dos alimentos. Os contaminadores mais comuns são as bactérias, especialmente a Campylobacter jejuni, Salmonela e Clostridium. Outros contaminantes incluem os vírus, os parasitas (helmintos) e as toxinas. A intoxicação alimentar normalmente conduz a um desconforto gastrintestinal severo que é acompanhado de cólicas abdominais, vómitos e diarréia.

✔️ Sintomas de intoxicação alimentar:

👉🏻Náuseas;
👉🏻Fraqueza geral ou cansaço;
👉🏻Dor de cabeça;
👉🏻Dor abdominal e cólicas;
👉🏻Vômitos;
👉🏻Diarréia;
👉🏻Desidratação;
👉🏻Febre.

📢 Caso seja verificado um ou mais dos sintomas listados acima, é recomendado buscar ajuda médica para um diagnóstico correto do problema e para indicação do tratamento ideal.⠀

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *