
👉🏻 Pancreatite é a inflamação do pâncreas. O pâncreas é um órgão volumoso na parte posterior do estômago que produz enzimas digestivas. Existem dois tipos principais: pancreatite aguda e pancreatite crônica. Os sinais e sintomas de pancreatite mais comuns são dor na parte superior do abdômen, náuseas e vômitos. Em muitos casos a dor espalha-se para as costas e é geralmente muito intensa. Na pancreatite aguda, pode ocorrer febre e os sintomas geralmente desaparecem ao fim de alguns dias. Na pancreatite crônica pode ocorrer perda de peso, fezes oleosas e diarréia. Entre as possíveis complicações estão infeções, hemorragias, diabetes ou problemas que afetam outros órgãos.
🔵 Pancreatite é grave?
👉🏻 Os casos leves de pancreatite podem desaparecer sem tratamento, mas casos graves podem causar complicações com risco de vida.
🔵 Pancreatite aguda
👉🏻 Pode ser causada pela formação de pequenos cálculos biliares que obstruem a porção terminal do colédoco, duto que transporta a bile, interrompendo o fluxo das secreções pancreáticas. Essa obstrução provoca processo inflamatório intenso e aumento da glândula por causa do edema, ou seja, do acúmulo de líquido em seu interior. O álcool é causa frequente de pancreatites agudas.
🔵 Pancreatite crônica
👉🏻 O álcool ingerido em grandes quantidades e por tempo prolongado determina alterações no parênquima pancreático, caracterizadas por fibrose e endurecimento, com consequente atrofia do pâncreas. Além disso, o principal duto pancreático (canal de Wirsung), que mede menos de meio centímetro de diâmetro, fica muito dilatado por causa do depósito de cálculos formados principalmente por cálcio. Doentes com pancreatite crônica podem ter surtos de pancreatite aguda.
📢 Se você tiver esses sintomas procure imediatamente atendimento médico, não se medique pois pode piorar.
0 Comentários